sexta-feira, 2 de março de 2012

Ser Feliz ou ter razão - Você já pensou sobre isto?


?
A vida é uma eterna escolha! Concordo com isto. Por várias vezes chegou até mim (via email facebook e já está na boca das pessoas) a seguinte frase: "Ser feliz ou ter razão”. Tenho achado estranho e preciso confessar que ainda não “curti” esse pensamento ainda que postado por pessoas que tanto admiro. Desde então tenho essa opinião brigando com meus "botões" (que nem são tantos). Se a frase fosse "Ter amor ou ter razão"eu até teria concordado.  Declaro até que associo a razão à felicidade (lembrando que felicidade é um sentimento personalizado). Hoje esta reflexão voltou a rondar meus neurônios. Lembrei-me de Cecília Meireles com seu "Ou isto ou aquilo". Muito bem lembrado! Ai sim eu entendo (não disse que concordo) quando exclama "Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva!"...
Estando perturbada com a tal frase, fui buscar a autoria do "Ser feliz ou ter razão" uma vez que muitas pessoas estão tomando isto como verdade. Ana Maria Braga em seu programa de tanta audiência já comprou esta ideia.
Muito bem, o que encontrei na minha busca foi que uma empresária contou essa história, durante uma palestra sobre simplicidade no trabalho.  “Ela usou a narrativa para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não.”.
 Acredito meus caros que a empresária autora da frase citada só não foi feliz com a palavra RAZÃO. Penso que  ela poderia ter dito outra palavra, como por exemplo: "Ser feliz ou ter certeza" ou ainda "Ser feliz ou estar certo".
Perdoem-me os que neste momento estão franzindo nariz e testa, mas vamos verificar qual o significado da palavra razão  (adoro dicionário, ainda vou escrever um texto sobre isto).
Segundo Silveira Bueno;
Razão: s. f.
“Faculdade própria do homem de conhecer, pelo espírito, a distinção das idéias e das coisas”, ou seja, nossa compreensão, inteligência, nosso raciocínio.
E continua: “juízo; bom senso; direito; justiça;” quer dizer, nossa capacidade para decidir - discernimento, lucidez
E finalmente para o que nos interessa “prova de argumento, causa, motivo”.  A explicação do porque algo acontece ou exista (nem sempre vale a pena saber).
Agora é claro precisamos saber o que Silveira Bueno fala sobre feliz
Feliz: adj.
Afortunado” -  que tem muita sorte
“Próspero”;  que tem sucesso é bem sucedido
“Satisfeito; contente”
 E é só o que ele diz sobre feliz (portanto cuidado quando diz que quer ser feliz, tem que pedir direito, ser claro no que quer. Lembre-se da frase “Seu desejo é uma ordem”.
Bom, agora vem a melhor parte...tcham tcham tcham tcham...
Vamos analisar a frase famosa: “Ser feliz ou ter razão”
Comecemos por
 AFORTUNADO: Ótimo se você acredita na sorte, vá em frente “Ser sortudo ou ter razão”, sorte é sorte não existe razão, ou seja, não há causa e nem motivo anterior, não precisa raciocinar, ter lucidez, inteligência, como diz o ditado: “nasceu de bunda pra lua”,mas não se esqueça de que ao acreditar na sorte terá que rever diversos conceitos em sua vida.
PRÓSPERO: opa melhorou. Será que para ter sucesso não precisamos de um mínimo de inteligência, raciocínio, (tá tudo bem você está argumentando que tem um monte de gente que tem sucesso e é burro, burro é você, ou melhor, bobo em achar que ele(a) é burro(a)). Vamos lá vai a pessoa tem que ter ao menos discernimento, lucidez para ter sucesso, assim sendo será que fica bem “Ter sucesso ou ter razão”. Acho difícil ter sucesso sem ter razão.
SATISFEITO/CONTENTE: nessa seremos rápidos não dá pra estar satisfeito ou contente sem ter lucidez! Você nem vai conseguir expressar seus sentimentos sem lucidez. A não ser que você seja o bobo da corte: “estou satisfeito e contente e nem sei por que”. Portanto não dá para “Ser satisfeito e contente ou ter razão”.

Desta forma meus queridos que conseguiram chegar até aqui acredito que ficaria muito melhor se a empresária tivesse  usado a frase: “Ser feliz ou estar certo”. Caso não esteja de acordo com nosso pensamento o que acho ser muito saudável, Tenho duas sugestões a fazer:
1- Pergunte-se e responda escrevendo em um papel: O que é felicidade para você e veja se vai alcança-la sem auxilio da razão.
2- Comece pautar sua vida entre Ser feliz ou ter razão e depois não escreva e-mails e mensagens no facebook reclamando do transito, dos buracos no asfalto, da poluição, do governo que tem e etc. 
 Afinal ou se tem sorte ou se tem discernimento.

Namastê.

Um comentário:

  1. Linda amiga, sdds de vc.. parabéns pelo sucesso...
    Minha data de nascimento - 01/09/1963 ... aguardo notícias suas...
    Bjsss... Cibele.

    ResponderExcluir